05/03/2015

Tratamento dos Distúrbios Menstruais

Resultado de imagem para saude da mulherEm março de 2008, a edição do periódico científico "The Journal of Manipulative and Physiological Therapeutics" (JMPT), publicou uma pesquisa onde foram usadas técnicas específicas da Quiropraxia para tratar mulheres que sofrem de dores menstruais
(dismenorreia).

O estudo foi conduzido em 13 mulheres com idade média de 26 anos, sendo a mais nova com 20 anos a mais velha com 45 anos. Todas as mulheres incluídas neste estudo relataram que sofriam de
dismenoreia primária, durante todos os ciclos menstruais último ano. Todas sofriam de dor lombar, dor abdominal baixa e/ou dor abdominal geral em cada ciclo menstrual.

O prazo de duração do estudo abrangeu 2 ciclos menstruais consecutivos. Antes do início do tratamento, a todas as mulheres, foi solicitada a avaliação das suas dores para o estabelecimento de uma linha de base comparativa. Inicialmente a dor era avaliada com índices entre 0 e 10, onde 0 significava nenhuma dor e 10 a pior dor que elas poderiam imaginar.

O resultado deste estudo mostrou uma melhora considerável para todos os sintomas em cada um dos dois ciclos subsequentes aos ajustes quiropráticos. Mostrou ainda que a dor abdominal baixa diminuiu, passando de uma média de 8,3 anteriormente ao tratamento, para uma taxa entre 5,0 e 3,6, nos dois ciclos seguintes.

Da mesma forma, a dor abdominal geral diminuiu de uma média de 7,0, antes dos cuidados, para 2,1 e 3,2 e a dor lombar diminuiu, passando de uma média de 6,0 para 3,2 e 2,7 nos ciclos subsequentes.

Além dos sintomas primários, as mulheres que participaram do estudo observaram também a melhoria nos sintomas secundários que incluem dores de cabeça, cansaço, diarreia e constipação intestinal.


Os pesquisadores concluíram que a dor menstrual associada à dismenorreia primária pode ser aliviado com o tratamento quiroprático específico utilizado neste estudo.


Publicado: Dr. Edward L. Cervantes