YOGA NO TRATAMENTO DOS TRANSTORNOS ALIMENTARES
Um número cada vez maior de homens e mulheres lutam em uma batalha doentia contra os hábitos alimentares e manutenção do peso.
De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Mental dos EUA, distúrbios alimentares relacionados a distúrbios mentais somam 20 milhões de mulheres a mais 10 milhões de homens só nos EUA.
A anorexia nervosa tem a maior taxa de mortalidade de todas as doenças mentais, porém, a anorexia e desequilíbrios como bulimia e compulsão alimentar fazem parte da vida de milhões de pessoas.
Caracterizada por uma taxa de recaída extremamente elevada, os distúrbios alimentares estão associados ao estigma da vergonha e da negação da doença. Isso apresenta-se como obstáculos para a obtenção de um tratamento adequado. Somando-se a isso o culto a um corpo magro, as dietas sem acompanhamento de um profissional qualificado, teremos um reforço da disfunção alimentar.
Nos Centros de Tratamento de Transtornos Alimentares, nos EUA, a Yogaterapia é parte integrante no tratamento de transtornos alimentares. O Yoga oferece uma abordagem integrada para a saúde mental, emocional e física.
A prática de se mover com consciência a partir do interior para o exterior tem um impacto profundo sobre a nossa imagem e consciência corporal; além disso, problemas de ordem emocional como depressão, raiva, ansiedade têm sido tratados através do Yoga que promove a autoestima, autoconfiança e mesmo a autoaceitação, segundo estudo realizado pela Escola de Medicina de Harvard (veja o artigo).
Como os Transtornos Alimentares e a Filosofia do Yoga estão conectados?
O Yoga, através da sua prática, nos ensina a manter uma relação equilibrada entre o corpo físico, a mente e nosso espírito através dos Asanas (posturas psicofísicas).
A prática dos Asanas, por si só, desenvolve nossa Flexibilidade corporal (para que sejamos flexíveis nas decisões que a vida nos impõe), a Força física (para que tenhamos força para os embates da vida), Resistência física (para que tenhamos resistência nos embates da vida) e Equilíbrio físico (para que tenhamos uma equilíbrio emocional).
No Yoga, nosso corpo físico é considerado uma ferramenta para tratar a mente. No ocidente aprendemos que precisamos tratar a mente para que não somatizemos nossas emoções.
Os Yogues, há 7 mil anos antes da era Cristã, descobriram que podemos tratar o corpo para que a mente corresponda. Fazendo o caminho inverso ao nosso.
Além da pratica física, Asanas, a filosofia nos ensina a respeitarmos nosso corpo, não agirmos com violência contra os outros e nem contra nós mesmos. Estarmos presentes no agora, sem ansiedade pelo futuro nem tristezas pelo passado.
Pessoas com distúrbios alimentares estão em constante estado de estresse. Esta é uma das causas dos distúrbios fisiológicos que aumentam a probabilidade do desenvolvimento de diversas doenças.
Jannifer Daubenmier, Ph.D, conduziu uma pesquisa na Universidade da Califórnia, em Berkeley, examinando a forma como a prática do Yoga afeta a consciência corporal, capacidade de resposta do corpo e satisfação corporal.
Neste estudo, 138 mulheres, com média de 37 anos de idade, foram divididas em três grupos: o primeiro grupo praticou Yoga; o segundo grupo praticou exercícios aeróbicos e o terceiro era um grupo de controle.
Os participantes receberam um questionário que media a consciência corporal, a satisfação com o corpo e e sintomas de transtornos alimentares.
O grupo do Yoga, no final da pesquisa, mostrou diminuição nas medidas associadas aos transtornos alimentares, maior consciência corporal, em relação aos outros dois grupos. Isso demonstrou a eficácia do Yoga no tratamento de transtornos alimentares, comparado a outras formas de exercício.
Um estudo qualitativo, desenvolvido na "Princeton University", EUA, em 2006, pelo psicólogo Robin Boudette, Ph.D, Especialista em Transtornos Alimentares, mostrou como o Yoga é eficaz em aumentar a auto estima e reduzir a ansiedade.
Os métodos aplicados neste estudo foram baseadas em suaves técnicas de Yoga, aplicada por instrutores de renome, como Christina Vender em seu livro Yoga de dentro para fora: Fazendo a paz com seu corpo. De acordo com Boudette, "Muitos pacientes tornam-se muito mais conscientes de como sentem seu corpo, ao invés de como ele olha, o que abre uma janela para uma nova experiência do corpo fora do tapete de Yoga."
Acredito que ainda temo muito que caminhar para chegarmos a um tratamento multidisciplinar no tratamento dos Transtornos Alimentares, porém vemos que os primeiros passos já estão sendo dados com sucesso.
Adaptado de: http://www.sonima.com/yoga/yoga-eating-disorders/