29/03/2016

CAMINHANDO RUMO À SAÚDE!

A próxima vez que você passar pelo seu "check-up" de saúde, não se surpreenda se o seu médico lhe entregar uma receita indicando a caminhada como parte do tratamento.


Sim, esta atividade simples, que você tem praticado desde que tinha cerca de um ano de idade, agora está sendo apresentada (juntamente com outras formas de atividade física) como a coisa mais próxima que temos de uma "droga maravilhosa", nas palavras do Dr. Thomas Frieden, diretor do Centros de Controle e Prevenção de Doenças. A julgar pela pesquisa, a caminhada tem uma merecida reputação.

Andar a pé pode ter um impacto maior contra o risco de doenças e várias condições de saúde do que qualquer outro remédio disponível nas farmácias. Além do mais, é gratuito e não tem efeitos colaterais negativos se for praticada com parcimônia.

Não pense que precisa sair pela rua correndo para obter os benefícios de uma caminhada. Caminhando apenas 2,5 horas por semana, que é apenas 21 minutos por dia, você pode reduzir o risco de doenças cardíacas em 30%.
Além disso, também foi demonstrado que pode reduzir o risco de diabetes e câncer, pode normalizar a pressão arterial, o colesterol e mantê-lo mentalmente saudável, podendo ser praticada em qualquer lugar, sem a necessidade de equipamentos especiais .

Na verdade, de acordo com algumas estimativas, se o povo americano caminhasse regularmente, o governo americano poderia economizar mais de US $ 100 bilhões por ano com gastos na saúde pública.

Mesmo um rápido passeio de um minuto compensa. Um estudo da Universidade de Utah em 2014 constatou que, para cada minuto de caminhada rápida que as mulheres fizeram durante todo o dia, elas baixaram o risco de obesidade em 5%.

Chega de se desculpar pela "falta de tempo"! Comesse a caminhar, e além de melhorar a sua saúde física e mental, estará ajudando a tornar a sua comunidade mais forte. Os cientistas sociais descobriram que quanto mais as pessoas tomam as ruas, as taxas de criminalidade do bairro diminuem e a economia local melhora.

É também uma ótima maneira de conhecer novas pessoas e se conectar com os vizinhos. Dê um passeio com seus filhos depois do jantar. Ele pode promover uma melhor comunicação, reduzir problemas de comportamento, e melhorar o desempenho acadêmico.

Andar a pé pode até ajudar o seu humor. Uma série de estudos descobriram que é tão eficaz quanto drogas para diminuir a depressão e pode ajudar a aliviar o estresse diário. A tensão começa a diminuir e os níveis de endorfina que melhoram o humor começam a aumentar.

Muitas pessoas relatam que a caminhada ajuda a limpar a mente, você pode até mesmo encontrar a solução para um problema que vem lhe incomodando há algum tempo, enquanto caminha.

Portanto, não espere a receita do próximo médico para se inspirar. Coloque seus tênis, saia pela porta, e descobra os prazeres da caminhada.


Adaptado de: http://www.health.harvard.edu

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