19/10/2016

JOANETE

COMO TRATAR  E PREVENIR


O Joanete é tecnicamente conhecido como "Hálux Valgo". Hálux é o nome técnico do "Dedão do Pé" e Valgo significa "que se desvia para fora em relação ao eixo do corpo".

Seu nome popular tem origem no castelhano Juanete, que é um diminutivo de Juan.

Basicamente é uma deformação do osso que fica próximo ao Hálux (dedão do pé) e tem início com o desabamento do arco do pé.

Nosso pé tem dois arcos na parte inferior que servem para amortecer a pisada. Funciona como um amortecedor natural.

Eles são o Arco longitudinal e o Arco Transversal.

Os pés dos negros são diferentes dos pés dos japoneses, que por sua vez também são diferentes dos pés de outras etnias. Esta diferença é responsável pela diferença no corpo (lordoses e cifoses) entre estas etnias.

Quando os pés "caem" para dentro passamos a pisar com a lateral interna do Hálux (dedão) produzindo um calo na na pele e um Joanete que pode ser entendido como um calo criado no osso e cartilagem.

Esta queda do arco provoca também uma rotação dos joelhos com dores e Artroses.

A principal causa do seu surgimento é o alongamento do músculo "Tibial Anterior". Este músculo é o principal responsável pela diminuição, ou ausência do arco transversal do pé e pode ocorrer por vários motivos: hiper mobilidade (Síndrome de Ehlers-Danlos), gravidez (durante a gravides, a mulher produz um hormônio chamado relaxina. Este é responsável por relaxar a musculatura e ligamentos e entre eles está o Tibial Anterior); peso corpóreo, idade (com o passar dos anos o ser humano pode ter diminuído seu arco plantar), portadores da Sindrome de Down (Trisomia do cromossomo 21; entre outros fatores.

A única correção possível é com o uso de uma palmilha que faça a correção do Arco Plantar, melhorando a pisada, levando o pé à sua posição correta.

Isso diminui a pressão sobre a região do Joanete impedindo sua evolução e evitando as dores.





Por: Dr. Edward L. Cervantes