11/04/2017

ÁGUA NO JOELHO. VOCÊ SABE O QUE É?

A famosa Água no Joelho, na realidade, não é água. O nome correto é Líquido Sinovial e a doença é reconhecida como "Sinovite Reativa", por ser a reação a um determinado problema.

A palavra Sinovial é formada por "Sino" que significa "Igual" ou "Parecido" e "Ovial" de "Ovo". Isso porque ele se parece com a clara do ovo, uma "melequinha".

Pois bem, o Joelho, como a maior parte das articulações, é envolvido por uma cápsula que recobre toda a articulação, seus ligamentos, tendões e Menisco. A parte interna desta cápsula produz o "Líquido Sinovial" para lubrificar todos os componentes do Joelho.

Quando o tecido interno da cápsula está inflamado, a produção do líquido aumenta dando origem ao edema (inchaço). Além do edema, observamos também o aumento da temperatura, dor e vermelhidão em casos mais graves.

Porque inflama?

As causas são variadas. Podem ocorrer por um entorse, trauma (batida) ou ainda por esforço como corrida ou caminhada em terreno irregular quando não estamos preparados para estas atividades.

Como prevenir?

No caso de trauma (uma batida), não há o que fazer. Já nos demais casos, devemos manter os joelhos fortalecidos, com boa estabilidade e boa mobilidade.

Como tratar?


O tratamento pode ser feito com compressas de gelo durante 30 minutos 3 vezes ao dia, antinflamatórios, imobilização e repouso ou ainda punção para retirada do Líquido Sinovial em casos mais graves.






Procure sempre um profissional que possa avaliar as causas, e os danos decorrentes do problema. Ele poderá indicar a melhor conduta de tratamento.



Por: Dr. Edward L. Cervantes