Kinésio Taping

O kinésio taping é uma técnica que consiste na aplicação de uma fita elástica adesiva sobre a pele, com o objetivo de tratar diversas condições de saúde, como lesões musculares, articulares, circulatórias, linfáticas e nervosas.

A fita é feita de algodão hipoalergênico, resistente à água e sem látex, com uma elasticidade semelhante à da pele. Não contém medicamentos, atua por meio de estímulos mecânicos e sensoriais na pele, promovendo o efeito terapêutico.

Os benefícios são diversos, entre eles estão:

Sua Origem:

A origem do kinésio taping remonta à década de 1970, no Japão, onde foi desenvolvida pelo Quiropraxista Kenzo Kase.

Kase buscava uma forma de tratar os seus pacientes sem restringir os seus movimentos, e criou uma fita que imitava as propriedades da pele.

A técnica se popularizou no mundo do esporte, e depois se expandiu para outras áreas da saúde. Hoje, o Kinésio Taping é usado por profissionais como Quiropraxistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, médicos, osteopatas, entre outros.

A forma de aplicação do Kinésio Taping depende do objetivo do tratamento, da região a ser tratada e da avaliação do profissional que realiza a técnica.

A fita pode ser cortada em diferentes formas, como X, V, I, Y, ou em forma de teia, podendo ser aplicada com diferentes graus de tensão, direção e ângulo. Ela deve ser colada sobre a pele limpa e seca, e deve ser ativada com o calor do corpo, friccionando-a suavemente; deve permanecer no corpo por até quatro dias, e deve ser removida com cuidado, preferencialmente durante o banho.